Hot!

Other News

More news for your entertainment

Fazendo Sabonetes Sustentáveis em Casa



Você pode fazer sabonetes perfumados e bem naturais sem gastar muito tempo ou dinheiro. A artesã Kátia Gonçalves escolheu a erva-doce, mas você pode usar a essência que preferir.


O material utilizado é encontrado em lojas de essências para perfumes e, nas medidas abaixo, rende oito sabonetes pequenos e quatro grandes.

Tipo 1



Material:

- 500g de glicerina tipo A de boa qualidade
- 1 colher (sobremesa) de corante verde
- 2 colheres (sobremesa) de essência de erva-doce
- Um punhado de semente de erva-doce
- 1 colher (sobremesa) de álcool de cereais
- Fôrmas de plástico ou feitas em casa com canos de PVC

Curso de Bioconstrução (PDF)



    Esta apostila foi criada para os cursos de bio construção ministrados pelo Proecotur. É um manual que descreve uma série de técnicas de construção e tem como objetivo contribuir para a criação de povoados mais saudáveis, autossuficientes e conectados com o ambiente natural. Este material servirá de base para o curso de bio construção que dará aos participantes as ferramentas necessárias para a construção de residências e outras edificações que minimizem os impactos ambientais das construções e ofereçam melhorias na qualidade de vida.

Medicina Alternativa de A a Z LIVRO (PDF)


Intrudução


Desde tempos remotos o homem utiliza Frutas, Legumes, Ervas, Água e Argila para curar seus males. Mesmo na época atual, em que a tecnologia médica mostra-se capaz de realizações espetaculares, muitas pessoas continuam adeptas da medicina natural por divisarem nela o meio ideal para recuperar a saúde e manter o equilíbrio orgânico. De algumas décadas para cá um novo objetivo médico vem se desenvolvendo no mundo e um de seus pilares é restaurar o equilíbrio global do ser humano, em vez do uso acadêmico de paliativos. Com o apoio de médicos e cientistas, a Medicina Alternativa, ou seja, tratamentos à base de plantas medicinais, hortaliças, frutas, argila e água, alcançaram importantes vitórias sobre as doenças modernas.


Estudos científicos de faculdades renomadas, como as universidades federais de São Paulo, de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, a Universidade de Campinas, e a Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (referência nacional em pesquisa), comprovam que existe um tesouro precioso nas entranhas das árvores e plantas.

A Mitologia Tupi-Guarani



Os Brasileiros conhecem várias mitologias...Grega, Romana, Egipcia mas é lamentável que não conheçam sua própria mitologia...a mitologia dos povos que viviam antes da chegada europeia provando que a mitologia Tupi- guarani é tão rica quanto as outras.

A mitologia guarani se insere dentro da mitologia tupi, que é o conjunto das crenças fundamentais dos povos do tronco linguístico tupi. A mitologia tupi foi criada em tempos imemoriais e ainda é cultivada até hoje por alguns povos indígenas sul-americanos, como os guaranis.

O Cinturão de Fótons Acelera as Mudanças Planetárias





Muitos de vocês já ouviram falar do Cinturão de Fótons. Os seus cientistas vêm monitorando esse cinturão de energia para o “SEU GOVERNO“(n.t. O governo paralelo, das trevas, nos EUA) em segredo nos últimos 50 anos. 

É uma enorme onda de energia que esta chegando e se intensificando a partir da matriz de portais que estabelecemos. 

Estas energias estão proporcionando que o seu SOL e os planetas exteriores (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) vibrem muito diferente e estão sendo encorajados a alterar as suas emissões eletromagnéticas tradicionais. 

“E, logo depois da aflição daqueles dias, O SOL ESCURECERÁ, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas”. Mateus 24:29  

via Sheldan Nidle from 2012Unlimited Website 

As Abelhas Estão Desaparecendo!




As abelhas estão desaparecendo. E isso é muito preocupante!

Dois terços dos alimentos que nós ingerimos são cultivados com a ajuda das abelhas. Na busca de pólen, sua refeição, esses insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos.


Em tempos em que a escassez mundial de comida é pauta das autoridades no assunto – como a recomendação da ONU para consumir mais insetos – a perspectiva de ficar sem a ajuda desses seres no abastecimento alimentar seria alarmante. E é o que está acontecendo.


Nos últimos anos, a quantidade de abelhas tem diminuído no mundo. Pragas e uso de pesticidas estão entre as principais causas desse fenômeno, que já afeta o Brasil.

Misantropia



Você pode ser um misantropo !

De modo geral, a misantropia tem facetas múltiplas, tanto positivas quanto negativas. Positivamente, misantropos são via de regra ótimos escritores, astutos observadores e pesquisadores da vida, criaturas sensíveis, inteligentes, críticos do status quo, seres perspicazes e filósofos por natureza. Adversamente, a hipersensibilidade e o idealismo do misantropo o levarão a viver em luta constante com ondas de pessimismo, apatia e isolacionismo, que, se não bem administradas, poderão afetar seu modo de viver e produzir. Portanto, idealmente, o misantropo deve buscar balancear a vida em sociedade com o respeito e entendimento à sua própria individualidade e filosofia de vida...


- É uma pessoa que tem aversão ao convívio social, prefere viver em isolamento.


- Aquele que não mostra preocupação em se dar com as outras pessoas, de ter uma vida social preenchida - tem tendência a ter uma pouca ou praticamente inexistente vida social.


- Estado de reclusão que alguns indivíduos escolhem para viver.


- É uma pessoa muito inteligente, tende a resolver desafios e enigmas com muita facilidade, já que vive de um raciocínio puramente lógico embora não se deixe ser percebido.

Meliponicultura - Manejo de Abelhas (PDF)

Fizemos uma postagem há uns dias sobre o recente desaparecimento  das abelhas, por diversos fatores. Você pode conferir a postagem na íntegra clicando aqui!

Hoje, ensinaremos como criar e manejar abelhas! Há inclusive um PDF (ao fim da postagem) com instruções mais detalhadas.


Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíneos), especialmente dos gêneros melipona e trigona . A meliponicultura já era praticada há muito tempo pelos povos nativos da América Latina, em especial aqueles do Brasil e México. Os objetivos da meliponicultura estão na produção e comercialização de colmeias (ou parte delas), mel, pólen, resinas, própolis e outros substratos como atrativos e ninho-iscas, além das abelhas serem os principais agentes da polinização e a conservação da biodiversidade, ou simplesmente a proteção das espécies contra a extinção. Os povos indígenas já manuseavam as abelhas sem ferrão e utilizavam o seu mel para diversos tratamentos de saúde, como a catarata.

Aprenda a Conviver com a Solidão e Solitude


Respire suave e tranquilamente... Comece, então, a observar seus anseios... A inquietação da sua mente... Você tem a capacidade de ficar sozinho e em silêncio? Simplesmente em contato consigo mesmo? Perceba... A capacidade de estar sozinho é a capacidade de amar. E isso pode parecer paradoxal a você, mas não é. Essa é uma verdade existencial. Somente pessoas que são capazes de estar a sós, são capazes de amar, de compartilhar. De ir no mais profundo âmago da outra pessoa sem possui-la, sem se tornar dependente do outro, reduzindo o outro a uma coisa e sem ficar viciado no outro, também. Essas pessoas permitem ao outro liberdade absoluta, pois sabem que se o outro for embora eles serão tão felizes como são agora. A felicidade deles não pode ser tirada pelo outro porque não foi dada pelo outro.

Projeto Monarch (MK ULTRA)





A programação mental do Projeto Monarch é um método de controle da mente  para fins secretos e obscuros continuação do projeto MK-ULTRA. Os métodos são incrivelmente sádicos (todo o seu propósito é traumatizar a vítima) e os resultados esperados são horríveis: A criação de um escravo com a mente controlada que pode ser acionado a qualquer momento para executar qualquer ação exigida pelo seu manipulador.A técnica compreende elementos de abuso em ritual satânico (SRA) e Transtorno de Personalidade Múltipla (MPD).Ele utiliza uma combinação de psicologia, neurociência e rituais de ocultismo para criar dentro dos escravos uma alter persona que pode ser acionada e programada por manipuladores.Escravos Monarch são usados por várias organizações ligadas à elite mundial em áreas como a militar, a escravidão sexual e a indústria do entretenimento (n.t. para disseminação de “novos comportamentos que levam a alienação geral e mais controle). Este artigo irá analisar as origens da programação mental Monarch, suas técnicas e o seu simbolismo.

Curando os 7 Chakras com Ervas e Plantas


Plantas tem sido usadas como medicina há milhões de anos para curar diversas doenças, adquirir sabedoria e para nos ajudar a conectarmos com a natureza. Há textos que datam 2.500 AC sobre várias plantas e suas propriedades de cura. Na Índia, há vários Vedas que mencionam diversos tratamentos a base de ervas e plantas. As plantas emitem uma frequência vibracional que vive em sintonia com nossos corpos e psique. Essas qualidades vibracionais das plantas auxiliam no equilíbrio, cura e energização dos sete principais chakras.

Os componentes das ervas interagem com nosso sistema energético e remove as toxinas do sangue, melhora a circulação sanguínea e regula o fluxo de oxigênio. Se usadas apropriadamente, pode-se manter um estado de equilíbrio da mente, corpo e espírito. Aqui estão algumas das ervas associados com os sete chakras

Geometria Sagrada - Dia do PI


O DIA DO PI

No dia 14 de março (3,14, como as datas são feitas em inglês), é o dia do PI. É uma ocasião para celebrar uma das constantes matemáticas mais interessantes e misteriosas da natureza e que é responsável pela criação do universo inteiro.

O número de Pi aparece em equações que descrevem as órbitas dos planetas, as cores das auroras boreais, a estrutura do DNA humano, na geometria de um floco de neve, etc. O valor Pi esta tecido na trama da vida, dos planetas, dos sóis/estrelas, do universo e … de tudo o mais.

No sábado, dia 14 de março de 2015 escrito 3/14/15 no formato de data dos EUA, que corresponde aos primeiros dígitos de um constante matemática Pi: 3,1415. Foi o melhor momento para desfrutar de toda a “irritabilidade” dos dias de hoje e celebrá-la em 09:26 e 53 segundos, da manhã e depois à noite, quando então a própria passagem do tempo combina com todos os 10 dígitos iniciais do número Pi: 3,141592653.

O número Pi π é a relação do diâmetro com a circunferência do círculo.

Material de Energia Fotovoltaica

Energia Fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Sequencia Fibonacci - A Sequencia de Ouro

As margaridas têm 13, 21 ou 34 pétalas. Os crisântemos têm 34 pétalas. Os girassóis têm suas sementes distribuídas em espirais, normalmente 34 espirais no sentido horário e 55 no sentido anti-horário. O que há de especial com esses números, 13, 21, 34 e 55? São todos números de Fibonacci. O matemático italiano Fibonacci, que viveu entre os anos de 1170 e 1250 é famoso por ter descoberto uma importante sequência numérica, cujos termos são obtidos por uma regra simples: o primeiro número de Fibonacci é 1 e o segundo também é 1. Quanto aos outros termos da sequência, cada um é a soma dos dois termos que o antecedem. A sequência fica assim: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, e assim sucessivamente. Da próxima vez que você vir uma flor, conte suas pétalas! 
Dentre todos os mistérios da Matemática, a sequência de Fibonacci é considerada uma das mais fascinantes descobertas da história.


Geometria Sagrada - A Flor da Vida e a Linguagem da Luz


A Flor da Vida e a Linguagem da Luz.



Este símbolo geométrico ao lado é conhecido desde a mais remota antiguidade e chama-se “A Flor da Vida“.


Na verdade, segundo foi revelado, o símbolo da Flor da Vida é bem conhecido em todo o universo, menos aqui na Terra! Cada molécula de vida, cada célula em nosso corpo humano conhece esse padrão geométrico e por ele é construído.

UM RESUMO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO SAGRADO UTILIZADO NAS CONSTRUÇÕES DAS GRANDES PIRÂMIDES DO EGITO, TEOTIHUACAN NO MÉXICO E EM OUTROS LOCAIS DA TERRA E EM OUTROS PLANETAS DO UNIVERSO (como em Marte)

A Lança do Destino


"Um soldado tomou uma lança e furou-lhe o lado, e saiu sangue e água. Novamente Jesus clamou com alta voz e entregou seu fôlego. E eis que a cortina do Santuário rasgou-se em dois, do alto a baixo, e a terra tremeu, e as rochas se fenderam"

(Mateus - Cap. 27, Vs. 49/51)



"A Lança do Destino - O Poder Oculto Por Trás da Lança que Feriu o Lado de Cristo" - é o título deste livro, que absolutamente não aborda uma ficção ou lenda. A História tem, de fato, não só as suas sutilezas como também as suas mais estranhas nuances. Que mistério guardaria a lança que um centurião romano cravou no peito de Jesus durante os momentos da sua crucificação?

Geometria Sagrada - Meditação


Introdução

Está é uma técnica de meditação criada a partir da Sacred Geometry ( Geometria Sagrada ), que como muitas, é usada para alcançar equilíbrio mental e/ou espiritual, estados de paz e armonia com os seres vivos e o universo, e mais importante, com nós mesmos. Esta técnica é baseada em  respirações profundas e "controladas" juntamente com interação da Geometria sagrada.

Experimento Filadélfia Pt.2

  
Esta é a segunda parte da postagem sobre o Experimento Filadélfia. A primeira parte você pode conferir clicando AQUI caso ainda não tenha conferido!

  Este texto foi retirado do site UMA NOVA ERA, transcrito por Rick Andersen [editor desconhecido] através de uma fita de vídeo feita em uma palestra onde Alfred Bielek relata sua participação no PROJETO FILADÉLFIA (Projeto arco-íris) um projeto americano iniciado pouco antes da segunda guerra mundial com intenção de criar a invisibilidade visual e ao radar tendo participação de personagens importantes da humanidade como Nikola Tesla, Albert Einsten, Franklin Delano Roosevelt, John von Neumann, entre outros.
   Nesse texto são relatados diferentes temas como espaço, tempo, física, física quântica, viagens no tempo, tele-transporte, UFO's, entre outros.

A Palestra de Al Bielek na Conferência da MUFON, em 13 de janeiro de 1990

Experimento Filadélfia Pt.1


Diz a lenda que em 1943 um experimento militar fez o destróier USS Eldridge desaparecer, se teletransportar em um local centenas de quilômetros distante e voltar, além de viajar 40 anos para o futuro e voltar!


Meditação Visual

A meditação é uma disciplina mental pela qual tenta-se chegar além da reflexão, da mente “pensante” até um profundo estado de relaxamento ou consciência. A meditação comummente envolve voltar a atenção para um único ponto ou referência, ao contrario da meditação budista, que consiste na visualização de uma deidade, e a meditação aberta, que consiste em ter a mente em branco e não concentrar-se em nenhum tipo de imagem em particular. Ela é um componente em diversas religiões e tem sido praticada desde a antiguidade mas ela também é praticada fora do âmbito religioso. Praticá-la não requer que você siga determinada religião.


O Livro Perdido de Nostradamus Documentário

Nas postagens anteriores, conferimos toda a história envolvendo as profecias de Nostradamus e os corpos celestes que provocam mudanças cíclicas em nosso sistema solar, e principalmente no planeta Terra. 



Para acessar as postagens anteriores, caso não tenha lido ainda, basta clicar AQUI para a parte 1AQUI para a parte 2. 


O Livro Perdido de Nostradamus Pt.2

"Os discípulos vieram ter a Ele e perguntaram: - Mestre, que novas lições pregaremos hoje? O Mestre, continuando a escrever na areia, respondeu-lhes: - Ide e pregai o Amor. - Mas como? - objetou um deles - Já pregamos o amor muitas e muitas vezes. Acaso não tendes algo novo? Jesus voltou-se, e seus olhos profundamente azuis fitaram-no: - Não, hoje e por épocas futuras, o Amor é a mensagem mais importante. Ide e pregai o Amor"

                                                                                                  - De um Antigo Manuscrito Essênio.


O Livro Perdido de Nostradamus Pt.1

  "Um monstro nascido de uma besta oculta! Pesadas radiações causarão graves deformidades, terríveis mutações na Natureza, nos vegetais e animais, assim como na Mãe-terra. No Périodo 7 ou 1 haverá grande dor e desespero". 

                                                                                                                  - Michel de Nostradamus


Essa impressionante imagem da NASA, nos mostra a misteriosa região situada no centro da nossa galáxia, a Via Láctea....

Energias Renováveis




   Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.

   As principais vantagens resultantes da sua utilização consistem no fato de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilização da maior parte das energias renováveis não conduz à emissão de gases com efeito de estufa. A única excepção é a biomassa, uma vez que há queima de resíduos orgânicos, para obter energia, o que origina dióxido de enxofre e óxidos de azoto.


ENERGIA SOLAR

   Aproveitar a energia solar significa utilizá-la diretamente para uma função, como seja aquecer um fluído (sistemas solares térmicos), promover a sua adequada utilização num edifício (sistemas solares passivos) ou produzir energia eléctrica (sistemas fotovoltaicos).

   O sol, não só é uma fonte de energia inesgotável, como permite obter uma energia limpa e gratuita (após a instalação das unidades de captação e armazenamento). Embora sejam necessários sistemas auxiliares, que não utilizam energia renovável, ao nível de poluição é muito reduzido. Por outro lado, os sistemas de aproveitamento de energia solar são os mais acessíveis, monetariamente, ao consumidor.


Sistemas Solares Térmicos


   O aquecimento de um fluído, líquido ou gasoso, em colectores solares, é a utilização mais frequente da energia solar. O aquecimento de água por esta via é hoje uma tecnologia fiável e economicamente competitiva em muitas circunstâncias. No nosso país as aplicações mais correntes verificam-se no sector doméstico, para produção de águas quentes sanitárias e, em alguns casos, para aquecimento ambiente.

   Além do sector doméstico, existem também aplicações de grandes dimensões, nomeadamente em piscinas, recintos gimnodesportivos, hotéis e hospitais. Também o sector industrial é susceptível de utilizar sistemas solares térmicos, quer para as aplicações acima mencionadas, quer quando há necessidade de água quente de processo a baixa ou média temperatura.

   Este tipo de sistemas capta, armazena e usa diretamente a energia solar que neles incide. Os edifícios constituem um bom exemplo de sistemas solares passivos. Um edifício de habitação pode ser concebido e construído de tal forma que o seu conforto, a nível térmico, no Inverno e no Verão, seja mantido com recurso reduzido a energias convencionais (como a eletricidade ou o gás), com importantes benefícios econômicos e de habitabilidade. Para isso, existe um grande número de intervenções ao nível das tecnologias passivas, desde as mais elementares, como sejam o isolamento do edifício e uma orientação e exposição solar adequados às condições climáticas, a outras mais elaboradas, respeitantes à concepção do edifício e aos materiais utilizados.

   Em muitas dessas intervenções o sobre custo relativamente a uma construção sem preocupações energéticas é mínimo. Em situações em que esse sobre custo é maior, ele é facilmente recuperado em economia de energia e em ganhos de conforto.

Diagramas de um sistema comum:


Sistemas Fotovoltaicos

  
   A energia solar pode ser diretamente convertida em energia eléctrica por intermédio das células fotovoltaicas. As primeiras aplicações destes sistemas verificaram-se na alimentação permanente de energia a equipamentos instalados em satélites espaciais.
As células fotovoltaicas funcionam como um fenômeno físico básico chamado "efeito fotoelétrico".

   Uma célula solar (ou célula fotovoltaica) é um dispositivo elétrico de estado sólido capaz de converter a luz diretamente em energia elétrica por intermédio do efeito fotovoltaico.

   As células fotovoltaicas são utilizadas em conjunto (36, 60 ou 72 células ligadas em série) para formar os módulos fotovoltaicos. A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos é chamada energia solar fotovoltaica.

01) Quando um número suficiente de fotões atinge um disco semicondutor, tal como silício, pode ser absorvida pelos electrões que estão sobre a superfície dos mesmos.


02) A absorção de energia adicional permite (carga negativa) elétrons liberados de seus átomos. Os elétrons começam a mover-se e o espaço deixado livre é ocupado por um outro electrão de uma camada inferior do semicondutor.

03) Como resultado, uma parte da folha tem uma concentração de electrões superior ao do outro, o que resulta na voltagem entre ambos os lados. Ao aderir ambos os lados com um cabo eléctrico que permite electrões fluam de um lado para o outro do filme, que é conhecida como corrente elétrica

Diagramas de sistemas comuns:






ENERGIA EÓLICA

   O vento tem origem nas diferenças de pressão causadas pelo aquecimento diferencial da superfície terrestre, sendo influenciado por efeitos locais, como a orografia e a rugosidade do solo.

   Há centenas de anos que a humanidade tenta utilizar a energia do vento. Pequenos moinhos têm servido para tarefas tão diversas como a moagem de cereais, bombear água e, mais recentemente, accionar turbinas para produzir eletricidade.

   Existem, basicamente, dois tipos de turbinas eólicas modernas:

   1- Os sistemas de eixo horizontal são os mais conhecidos. Consistem numa estrutura sólida elevada, tipo torre, com duas ou três pás aerodinâmicas que podem ser orientadas de acordo com a direção do vento;

   2- Os sistemas de eixo vertical são menos comuns, mas apresentam a vantagem de captarem vento de qualquer direção.

   Os locais com regime de vento favorável encontram-se em montanhas e em zonas remotas. Daí que coincidam, em geral com zonas servidas por redes eléctricas antigas e com fraca capacidade, dificultando o escoamento da energia produzida. As soluções imediatas para o problema passam pela construção de linhas muito extensas, cujos custos tornam os projeto pouco atrativos.

  Uma outra possibilidade de aproveitamento da energia eólica consiste nos parques offshore, instalados ao largo da costa marítima, de modo a tirar partido dos ventos fortes que caracterizam esta zona.

Diagramas de sistemas comuns:






BIOMASSA

   Esta é uma designação genérica que engloba o aproveitamento energético da matéria orgânica, ou seja, dos resíduos provenientes da limpeza das florestas, da agricultura e dos combustíveis resultantes da sua transformação. A energia pode ser obtida através da combustão direta dos materiais ou duma transformação química ou biológica, de forma a aumentar o poder energético do biocombustível.

   Existem vários aproveitamentos deste tipo de combustíveis, dos quais se salientam a combustão direta, o biogás, e os biocombustíveis:

Combustão Direta

    
   A queima de resíduos florestais e agrícolas produz vapor de água. Este, por sua vez, é canalizado para uma turbina com o objectivo final de produzir eletricidade.

Biogás

   
   O biogás é um gás combustível, constituído em média por 60% de metano e 40% de CO2, que é produzido através de um processo denominado digestão anaeróbia dos resíduos orgânicos, ou seja, pela utilização de bactérias capazes de decompor os resíduos sem ser necessária a presença de oxigênio. As áreas potenciais principais de produção de biogás são as do sector agro-pecuário, da indústria agro-alimentar, das ETAR municipais e dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e a sua queima pode ser feita em pequenas instalações, para produzir energia eléctrica. Uma vantagem resultante da combustão do biogás é a possibilidade de eliminar o metano, que é um dos gases que contribui para o efeito de estufa. 

Bio-Combustíveis


   Englobam-se aqui os ésteres metílicos (biodiesel) e os alcoóis. Através da transformação de certos óleos vegetais, como o de girassol, colza, milho, palma ou amendoim obtém-se um biodiesel que pode ser misturado com o gasóleo e alimentar motores deste tipo. Outra fonte de matéria-prima é a recuperação dos óleos usados em frituras (restauração, cantinas), mediante uma recolha seletiva. Estes óleos podem ser facilmente transformados em biocombustível, tendo como vantagem acrescida a eliminação de uma fonte de poluição.


ENERGIA GEOTÉRMICA

   Caracteriza-se por ser a energia térmica proveniente do interior da Terra. Os vulcões, e as fontes termais são manifestações conhecidas desta fonte de energia. Atualmente, é utilizada em estações termais para fins medicinais e de lazer, mas também pode ser utilizada no aquecimento ambiente e de águas sanitárias, bem como, estufas e instalações industriais.

   Numa central de energia geotérmica, tira-se partido do calor existente nas camadas interiores da Terra, para produzir o vapor que vai accionar a turbina. Na prática, são criados canais suficientemente profundos para aproveitar o aumento da temperatura, e injecta-se-lhes água. Esta, por sua vez, transforma-se em vapor (que é submetido a um processo de purificação antes de ser utilizado) e volta à superfície, onde é canalizada para a turbina.

   As principais vantagens desta fonte de energia são o fato de não ser poluente, de forma que o impacto ambiental é bastante reduzido. Ainda que apresente também alguns inconvenientes, como por exemplo, o fato de não existirem muitos locais onde seja viável a instalação de uma central geotérmica, dado que é necessário um determinado tipo de solo, bem como a disponibilidade de temperatura elevada no local até onde seja possível perfurar; ao perfurar as camadas mais profundas, é possível que sejam libertados gases e minerais perigosos, o que pode pôr em causa a segurança das pessoas que vivem e trabalham perto desse local.


ENERGIA HÍDRICA

   O aproveitamento dos cursos de água, para a produção de energia eléctrica, é o melhor exemplo de sucesso de utilização de energias renováveis.

   No decorrer do século XX, a produção de hidroeletricidade foi efetuada principalmente através da construção de barragens de grande ou média capacidade. O princípio de funcionamento destas centrais é muito simples. Consiste em converter a energia mecânica existente num curso de água, como um rio, em energia eléctrica, que pode ser transportada em grandes distâncias e finalmente usada em nossas casas. Para aumentar o potencial do curso de água, constroem-se barragens, cujo propósito é reter a maior quantidade de água possível e criar um desnível acentuado.

   Recentemente, a energia da água em sido aproveitada por mini ou micro hídricas. Estas são pequenos açudes ou barragens, que desviam uma parte do caudal do rio devolvendo-o num local desnivelado (onde estão instaladas turbinas), e produzindo, assim, eletricidade.

Diagramas de um sistema comum:




ENERGIA DOS OCEANOS

   O potencial de energia das marés e das ondas aguarda por avanços técnicos e tecnológicos que permitam uma maior aplicação. Ambas podem ser convertidas em energia eléctrica, usando diferentes tecnologias.

   Numa central de aproveitamento da energia das ondas, tira-se partido do movimento oscilatório das mesmas. Tal é conseguido criando câmaras ou colunas em zonas costeiras. Essas câmaras estão, parcialmente, cheias de água, e têm um canal aberto para o exterior por onde entra e sai ar. Quando a onda se aproxima, a água que está dentro da câmara sobe, empurrando o ar para fora, através do canal. Quando a onda desce, dá-se o movimento contrário. No canal de comunicação de entrada e saída do ar existe uma turbina que se move, consoante o movimento do ar na câmara. Tal como nos outros casos, a turbina está ligada ao gerador eléctrico, produzindo eletricidade.

   Outra forma de aproveitar a energia dos oceanos é tirando partido do movimento constante das marés. As centrais de aproveitamento da energia das marés funcionam de forma semelhante às barragens hidroelétricas. De tal forma, que implicam a construção de grandes barragens, atravessando um rio ou um estuário. Quando a maré entra ou sai da foz do rio, a água passa através de túneis aberto na barragem. As turbinas, colocadas nesses túneis, movimentam-se consoante as idas e vindas das marés. Refira-se que, ao largo de Viana do Castelo, existe uma barragem que aproveita a energia das marés.

   No entanto, saliente-se que a implementação de ambas as centrais é bastante complicada. No caso do aproveitamento da energia das ondas, é necessário escolher locais onde estas sejam continuamente altas, o que significa que a central de suportar condições adversas e muito rigorosas. No caso das marés, as barragens também têm de ser bastante resistentes. Além de que, ocuparão uma área maior do que no caso das ondas, o que tem implicações ambientais associadas, por exemplo, à renovação dos leitos dos rios.

Diagrama de um sistema comum: